Maior teste da concessionária desde que assumiu a freeway, a CCR tem como estratégia para diminuir o congestionamento a liberação do acostamento em trechos antes não permitidos. Segundo o gestor de Atendimento e Operações da CCR, Fausto Camilotti, a faixa extra deve ser liberada no início desta tarde.
— Devemos liberar o acostamento às 15h, quando forem identificados picos superiores a seis mil veículos por hora, capacidade máxima da rodovia. O espaço volta a ser restringido quando identificamos volumes inferiores.
Com a liberação do acostamento, a freeway aumenta a capacidade em 25%, segundo Camilotti. A velocidade máxima permitida será de até 70km/h.
Até as 12h desta sexta, 20 mil veículos se deslocaram ao Litoral pela freeway, conforme a PRF. Foram registrados um acidente sem gravidade e 37 atendimentos de socorro mecânico.
Atualmente, há dois pontos que os motoristas têm permissão para trafegar do quilômetro 1,5 em Osório até o quilômetro 26, no sentido Litoral-Porto Alegre e do quilômetro 74 ao 59, em Gravataí, no sentido Porto Alegre-Litoral.
Autoridades de trânsito esperam cerca de 230 mil veículos trafegando entre a Região Metropolitana e o Litoral Norte a partir desta sexta. Só na freeway, são esperados 150 mil veículos entre sexta e sábado (2). Os horários com trânsito mais carregado devem ser entre 14h e 0h de sexta e das 6h às 16h de sábado.
Confira a entrevista na íntegra: