No primeiro grande desafio desde que assumiu a administração da freeway — o contrato foi assinado em janeiro —, a CCR promete alterações para atender o intenso fluxo de veículos esperado na estrada durante o feriadão de Carnaval.
Normalmente, a via conta com cinco guinchos. Entre esta sexta-feira (1º) e a quarta (6), serão 13 equipamentos: um a cada 7,5 quilômetros. Conforme o gestor de Atendimento e Operações da CCR, Fausto Camilotti, a medida vai melhorar a fluidez do trânsito e dar mais segurança aos condutores:
— Nosso objetivo é, identificada uma ocorrência, imediatamente disparar algum recurso para já retirar esse veículo da faixa de rolamento.
Serão disponibilizadas também três viaturas médicas para atender feridos.
Até as 12h desta sexta, 20 mil veículos se deslocaram ao Litoral pela freeway, conforme a PRF. Foram registrados um acidente sem gravidade e 37 atendimentos de socorro mecânico.
Outra medida será a liberação do acostamento, caso a CCR identifique um pico superior a 6 mil veículos por hora, capacidade máxima da rodovia. Esse volume de condutores é esperado para as 15h desta sexta. Com a faixa adicional, a freeway aumenta a capacidade em 25%, segundo Camilotti. O espaço volta a ser restringido quando o fluxo diminuir.
Autoridades de trânsito esperam cerca de 230 mil veículos trafegando entre a Região Metropolitana e o Litoral Norte a partir desta sexta. Só na freeway, são aguardados 150 mil veículos entre sexta e sábado (2). Os horários com trânsito mais carregado devem ser entre 14h e meia-noite de sexta e das 6h às 16h de sábado.