Após pouco mais de um mês, as lombadas eletrônicas da BR-116, no perímetro urbano de Caxias do Sul, começaram a ser reativadas. Desde o fim da semana passada, os controladores do km 144, próximo ao entroncamento com a Rota do Sol, em São Ciro, e o do acesso a Santa Corona já registram a velocidade dos veículos.
De acordo com o engenheiro Daniel Bencke, da unidade do Departamento Nacional de Infraestrutura dos Transportes (DNIT) em Vacaria, os três aparelhos já autuam os condutores que passam acima da velocidade permitida. Os demais controladores na cidade já passaram pela verificação do Inmetro, mas ainda não foram ativados. Conforme o escritório do Inmetro em Caxias, a aferição de 10 lombadas eletrônicas (confira abaixo onde ficam) ocorreu na semana passada e todos os equipamentos atendem aos requisitos para fiscalização.
Leia mais
BR-116 e BR-470, na Serra, terão novos redutores em pontos já monitorados
Contrato prevê controladores de velocidade em seis novos pontos da BR-116 e da BR-470, na Serra
Desde dezembro, as lombadas eletrônicas estão sendo substituídas na BR-116 e na BR-470, na Serra. O motivo é o fim do contrato com a empresa Kopp Tecnologia, em 14 de janeiro. Para manter o serviço, o DNIT fechou contrato com a empresa Fotosensores Tecnologia Eletrônica, responsável pelos novos equipamentos. A substituição atinge todas as rodovias federais do Estado e ainda está em andamento. Isso fez com que, desde o fim do contrato anterior, as estradas ficassem sem fiscalização eletrônica. A ativação dos novos equipamentos em Caxias do Sul neste momento ocorre porque a cidade foi uma das primeiras a ter os controladores substituídos.
Controladores já inspecionados
Km 144 (São Ciro): Duas lombadas já em funcionamento pouco depois do entroncamento com a Rota do Sol, sentido Centro-Ana Rech
Km 151 (Planalto): Duas lombadas ainda desligadas no sentido Ana Rech-Galópolis
Km 154 (próximo à empresa Madal): Duas lombadas ainda desligadas, uma em cada sentido
Km 155 (Santa Corona): Lombada no sentido Galópolis-Centro já ativada. A do sentido contrário foi verificada, mas ainda não registra a velocidade
Km 171 (Vila Cristina): Duas lombadas ainda desligadas, uma em cada sentido