Representantes da Defesa Civil do Rio Grande do Sul chegaram a Belo Horizonte nesta terça-feira (12) para participar de reuniões com a Defesa Civil e com o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. Na pauta dos encontros estão a fiscalização de barragens no Estado mineiro e os trabalhos em situações de emergência após a tragédia em Brumadinho.
De acordo com o sub-chefe da Defesa Civil gaúcha, tenente-coronel Rodrigo Dutra, a visita é considerada uma medida preventiva para verificar como a experiência mineira pode ser aplicada no Rio Grande do Sul. Nesta quarta-feira (13), o tenente-coronel e outro oficial passarão o dia em Brumadinho para ver o trabalho das equipes de resgate.
— É uma visita técnica para compreender o cenário e aprender com Minas Gerais, como eles estão superando essa crise e, mais do que isso, como e se eles se prepararam pra isso. Vamos a Brumadinho para observar como funciona na prática, como é a operação integrada, como eles fazem para operar com grupamentos de resposta de outros Estados, nos colocando na situação daquela Defesa Civil — explicou Dutra.
Ao retornarem para o Sul, haverá reunião com a Secretaria de Meio Ambiente do Estado para ver como os ensinamentos poderão ser aplicados em uma rotina de fiscalização de barragens gaúchas.