São Gabriel está entre os municípios que mais foram impactados e tiveram prejuízos em função da enchente que atingiu o Estado em janeiro. Cerca de 10% dos 3 mil quilômetros - ou seja, 300 quilômetros - de estradas não pavimentadas foram comprometidas. Isso representa um custo estimado de R$ 4 milhões para recuperação dos acessos, conforme apontou levantamento feito, à época, pela prefeitura em parceria com entidades que representam os produtores rurais do município. Agora, o governo do Estado informou que São Gabriel será contemplado com o fornecimento de máquinas e equipamentos do Estado para a recuperação de áreas prejudicadas por fortes chuvas em um investimento de R$ 499,5 mil.
O recurso, contudo, possibilitará a recuperação de quase 47 quilômetros, o que beneficiará cerca de 500 famílias. De acordo com o plano de trabalho apresentado pelo município será realizada a recuperação das estradas vicinais de um trecho que engloba sete localidades: Caiboaté Grande, Arvoredo, Lagoões, Santo Antônio, Vista Alegre, Pau Fincado e Caleira.
Em janeiro, a prefeitura decretou situação de emergência e, logo após, o Estado homologou o decreto de emergência. Isso possibilitou a destinação de recursos financeiros e ajuda ao município. Nesta terça-feira (19), um termo de cooperação para a contratação de horas-máquinas para a recuperação e a manutenção de estradas vicinais do município foi assinado.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento de Desenvolvimento Rural, Carlos Clever Leal, o trecho que será recuperado com o valor repassado pelo Estado é caminho para escoamento de 20% a 30% da safra, o que impacta diretamente na economia do município:
— Nosso município gira em torno do agronegócio, somos dependentes desse setor. Então, são as estradas que canalizam toda nossa produção e isso é primordial para que São Gabriel realmente aconteça.
Ele também destaca a importância da recuperação para o retorno das aulas nas escolas do interior. O secretário ainda reforça que desde que o tempo estabilizou, após a enchente, a prefeitura já trabalha na recuperação de diferentes vias do interior.
O governo do Estado fará a destinação de 420 horas-máquinas de escavadeira hidráulica, 1.110 horas de caminhão-caçamba, 460 horas de motoniveladora e 500 de rolo compactador. Os serviços serão executados pela empresa Komak Máquinas e Equipamentos Ltda.