Após uma pane geral, que afetou agências de todo o país, o sistema do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a voltar por volta das 10h15min desta quarta-feira (20). Neste horário, os portões foram abertos na agência da Avenida Bento Gonçalves, bairro Santana. Mais de 30 pessoas estavam na fila desde antes das 6h.
A reportagem percorreu as quatro unidades do INSS em Porto Alegre. Em duas delas – no Centro e no bairro IAPI, na Zona Norte –, o atendimento foi normal, com início às 7h.
A segurada Dahyane Shanti Bastarica de Oliveira, 24 anos, no entanto, não conseguiu atendimento. Desde outubro afastada do trabalho, ela esteve hoje na agência da Zona Sul, localizada no bairro Cavalhada.
— É um absurdo. Agendei (o atendimento) pelo 135, mas havia faltado um papel. E agora sem sistema? E se minha filha não tivesse pai nem mãe pra sustentar, ela ia passar fome? — questionava Cintia Bastarica, 52 anos, mãe de Dahyane, em frente ao portão fechado, com um papel que avisava sobre a queda do sistema.
Os atendimentos devem demorar mais do que o normal, pois, segundo a assessoria de imprensa do instituto, o sistema ainda não está operando em sua totalidade.
Em Alvorada, o atendimento está sendo retomado na manhã desta quarta-feira, mas em Viamão não há ainda essa confirmação. Unidades de todo o Estado apresentam instabilidade desde o início do dia.