O temporal registrado entre a noite de terça (8) e madrugada desta quarta-feira (9) causou estragos e prejuízos em municípios da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul.
Em Alegrete, a ventania derrubou um eucalipto sobre a RS-377, na região da Vila Palma, por volta das 4h, provocando a interrupção no tráfego na rodovia. O trânsito foi liberado pouco antes das 7h.
Ainda na cidade, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) precisou fechar as portas devido ao acúmulo de água no prédio. Falta energia elétrica em parte do município.
Já em Uruguaiana, o temporal se intensificou entre 1h e 3h e atingiu principalmente a zona sul do município. O cenário na cidade é de postes e árvores caídas em vias públicas, e há registros de destelhamentos de residências.
Estragos em Bagé
Em Bagé, onde o acumulado de chuva chegou a 70 milímetros durante a madrugada, são registrados diversos pontos de alagamento na manhã desta quarta. Na cidade, a chuva mais forte foi por volta da meia-noite e os bairros mais atingidos foram Getulio Vargas, Arvorezinha e Popular.
Segundo o Corpo de Bombeiros, ainda não é possível confirmar o número de pessoas afetadas e não há informação de feridos. Uma família precisou ser resgatada de uma casa, no bairro Popular, devido à alta da água.
Falta de luz
Os temporais registrados desde o início da semana ainda deixam 46 mil pontos sem luz no Rio Grande do Sul na manhã desta quarta-feira. Equipes da RGE ainda estão contabilizando os estragos, mas já iniciaram a recomposição da rede para restabelecer a energia aos clientes afetados na área de concessão da empresa.
Já de acordo com a CEEE, não há mais um número significativo de consumidores sem luz na área de concessão da companhia, restando somente pontos isolados sem energia elétrica.