Quase 600 pessoas, de 140 famílias, estão fora de casa em São Gabriel, na Fronteira Oeste, nesta que é considerada a maior enchente dos últimos 20 anos no município. A cidade – que vai decretar situação de emergência nesta sexta-feira (11) – também está sem água potável.
Nas últimas 30 horas, choveu 300 milímetros no município, sendo que o acumulado do mês de janeiro é de 400 milímetros.
O Rio Vacacaí está sete metros acima do normal e não para de avançar. Segundo os bombeiros, não chove forte no município desde a quinta-feira, mas o problema segue porque a água continua descendo da barragem da cidade. Na manhã desta sexta, conforme a Defesa Civil, o rio começou a baixar lentamente.
A água invadiu a Avenida Presidente Vargas, uma das principais do município, impedindo a passagem dos moradores para o bairro Bom Fim. O caminho alternativo é pela BR-290.
Pelo menos cinco bairros foram atingidos em São Gabriel. Os moradores estão sem água potável desde as 16h30min de quinta-feira, e não há previsão de normalização do serviço.
A prefeitura e a Defesa Civil do município montaram um abrigo no ginásio da Escola Menino Jesus, para onde são encaminhados os moradores que precisam deixar suas casas. Também foi montado um esquema para arrecadação de doações, para auxiliar as famílias que perderam seus pertences para a água. As principais necessidades são alimentos, água potável, roupas e colchões.