Uma equipe da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional, está se dirigindo a Brumadinho, cidade próxima a Belo Horizonte, em Minas Gerais, para avaliar nesta sexta-feira (25) a situação causada pelo rompimento de uma barragem no município. Até o momento, não há confirmação sobre vítimas.
Fazem parte da equipe o secretário, Alexandre Lucas, o diretor do Centro Nacional de Monitoramento, Armin Braun, e técnicos da Defesa Civil. O ministério informou que está em contato com a Defesa Civil da prefeitura, à frente da atuação em razão do episódio. A equipe do Ministério de Desenvolvimento Regional deve chegar a Brumadinho à noite.
A barragem pertence à mineradora Vale, uma das controladoras da Samarco, responsável pela estrutura que se rompeu na também cidade mineira de Mariana, em 2015.
"As primeiras informações indicam que os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco. Ainda não há confirmação se há feridos no local. A Vale acionou o Corpo de Bombeiros e ativou o seu Plano de Atendimento a Emergências para Barragens", informou a empresa, em nota, sobre o ocorrido nesta sexta-feira.
A Vale também declarou que a prioridade é "preservar e proteger a vida de empregados e de integrantes da comunidade". A nota não explica a causa do rompimento.