As famílias de São Gabriel atingidas pela enchente desta semana começaram a retornar para casa neste sábado (12). De acordo com a prefeitura, cerca de 40% das 600 pessoas que precisaram sair de suas residências já voltaram para seus endereços, mas muitas encontram os locais destruídos pela água. Por isso, são esperadas doações de alimentos e materiais de higiene. O Rio Vacacaí, que chegou a ficar com nove metros acima do normal, já recuou 1,5 metro. No fim desta manhã, voltou a chover forte no município.
O abastecimento de água também começou a ser normalizado. A população ficou sem água devido aos motores da concessionária, que ficaram submersos com a inundação e pararam de funcionar. Na madrugada deste sábado (12), equipes da empresa que faz o abastecimento no município conseguiram acessar um dos três motores e alguns pontos da cidade já recebem água potável.
Equipes da Defesa Civil acompanham o retorno para casa das famílias atingidas e fornecem apoio às pessoas que continuam abrigadas em residências de amigos e familiares. Ainda segundo a prefeitura, esta é a maior enchente dos últimos 50 anos no município. O Executivo assinou um decreto de situação de emergência na última sexta-feira (11). Por enquanto, ainda não há um levantamento concluído que dimensione os prejuízos causados pela enchente.