Uma barragem da mineradora Vale se rompeu nesta sexta-feira (25), em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais. A lama invadiu a cidade, e alguns moradores precisaram deixar suas residências, de acordo com a Defesa Civil.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o rompimento ocorreu na região do córrego do Feijão, na altura do km 50 da rodovia MG-040. Os Bombeiros estimam em 300 o número de desaparecidos no local.
Confira como era o local e como ficou depois do rompimento da barragem:
— A cidade está um pandemônio. As pessoas estão muito assustadas — relata Genilda Dalabrida, dona de um restaurante na cidade.
Genilda disse que os moradores estão acompanhando os resgates e procurando familiares, amigos e conhecidos que estavam próximos ao local e podem ter sido atingidos.
— Você vê pessoas com celular na mão, tentando falar com família — disse.
Genilda conta que está tentando encontrar o ex-marido, que trabalhava no local, mas ainda não conseguiu contato. De acordo com ela, além desse esforço, moradores estão buscando se deslocar para regiões mais seguras, nas áreas mais altas da cidade. Os donos de comércios no centro estão fechando as lojas.
— A preocupação é quem não está lá ir para locais seguros. Minha funcionária foi, voltou, e disse que a água estava baixa. Ela contou que vai para a casa da sogra, em um distrito mais alto — relata.
Seu restaurante fica em um local na área mais alta. Ela chamou amigos para se abrigarem lá.
— Nós estamos seguros porque não estamos perto do rio. Tem muito lugar para espalhar até chegar aqui, não temos risco — disse.