Os temporais que atingiram o Rio Grande do Sul nesta segunda-feira (17) causaram problemas na rede elétrica de diversos municípios. No momento, são 251,5 mil clientes sem luz em todo o Estado.
São 55,5 mil na área de concessão da CEEE, 123 mil na da RGE Sul e outros 73 mil na da RGE. Na região coberta pela CEEE, a maioria dos casos está na Região Metropolitana, que possui 30 mil pontos atingidos. Na região centro-sul, são 15 mil e no Sul do Estado 5 mil clientes estão sem luz.
Os últimos levantamentos foram publicados às 5h pela CEEE e na noite de segunda pela RGE e RGE Sul.
Nas áreas atendidas por RGE Sul e RGE, a maioria dos clientes sem o serviço estão concentrados nas regiões Central, dos vales do Rio Pardo e do Taquari e Metropolitana.
Ainda não há previsão para restabelecimento da energia nas áreas afetadas. CEEE, RGE Sul e RGE estão com equipes nas ruas trabalhando para restabelecer o serviço.
Por volta das 20h, o número de clientes afetados na região da CEEE era maior, totalizando 268 mil. Já no balanço das 21h, 149,9 mil pontos estavam prejudicados. Por volta da meia-noite, o número caiu para 96,5 mil.
Alguns municípios do RS registraram ventos acima dos 70 km/h nesta segunda-feira. De acordo com a Somar Meteorologia, as rajadas mais fortes no Estado foram registradas, até as 18h desta segunda, em Santana do Livramento (93 km/h), Pelotas (81,5 km/h), no Sul, Bagé (75 km/h) e Santa Maria (54 km/h), no Centro.
Municípios da Fronteira Oeste, da Campanha e do Sul estão entre os mais afetados pelo aguaceiro que retornou com força ao Estado.