Correnteza nas ruas, casas alagadas e carros levados pela água foram algumas das situações presenciadas por moradores de municípios catarinenses localizados no Oeste e Serra de Santa Catarina na noite dessa terça-feira (9), após um temporal atingir as regiões.
O caso mais grave aconteceu em Lacerdópolis, quando uma idosa morreu após a residência onde ela estava ser tomada pela água.
Pelo menos oito pessoas ficaram desabrigadas e 10 desalojadas no município de Capinzal, no oeste catarinense. Os desabrigados foram reunidos em um hotel, de acordo com a Defesa Civil. Casas e estabelecimentos comerciais ficaram inundadas após um córrego transbordar. Conforme informado pela Defesa Civil, a galeria não teria dado conta da vazão de água, excedendo a capacidade do rio, após o município ter sido atingido por uma forte chuva em um curto espaço de tempo. Além dos alagamentos, o temporal também causou deslizamentos e queda de árvores.
No município Zortea, também no Oeste, residências ficarem alagadas após um córrego ter transbordado, atingindo uma área considerada de risco conforme informações da Defesa Civil. Apesar da inundação, não houve registro de desabrigados.
Além das casas danificadas, cinco veículos foram levados pela enxurrada. Uma ponte ficou comprometida, e parte da cidade ficou sem energia elétrica durante a noite.
Tempestades e alagamentos foram registradas também nas localidades de Barra do Leão e Linha Galdino, no interior do município de Campos Novos, na Serra catarinense.
Moradores afirmaram que o temporal causou danos em aviários, resultando na morte de aves. Os danos gerais estão sendo apurados pela Defesa Civil do município.