O temporal que atingiu o Rio Grande do Sul entra a noite de terça-feira e a madrugada desta quarta-feira (31) causou estragos em cidades do Vale do Rio Pardo, do Vale do Taquari, da Fronteira Oeste e da Serra. Há relatos de que o granizo e o vento forte causaram destelhamentos de casas, queda de árvores e bloqueio de ruas.
São Gabriel, na Fronteira Oeste, teve pelo menos 150 casas danificadas, segundo a Defesa Civil. Não há relatos de desabrigados ou desalojados. Na mesma região, São Francisco de Assis e Alegrete também tiveram queda de granizo, assim como Dom Pedrito, na Campanha.
No Vale do Rio Pardo, pelo menos três cidades foram atingidas e grande parte da região está sem energia elétrica. Em Vera Cruz, houve destelhamentos de pelo menos 27 casas – em uma delas, um muro caiu sobre a residência. Ninguém ficou ferido.
As regiões mais afetadas na cidade foram na área rural, em locais com poucas residências. Além disso, diversas árvores caíram e chegaram a bloquear uma das saídas do município para a RS-287 – uma das principais rodovias da região.
Em Venâncio Aires, foram 36 casas atingidas, tanto na área urbana quanto na rural. Já em Santa Cruz do Sul, também no Vale do Rio Pardo, o vento derrubou árvores e causou falta de energia elétrica – a falta de luz afeta, inclusive, a sede do Corpo de Bombeiros. Sete residências ficaram destelhadas, e duas famílias precisaram sair de casa.
— Houve registro de granizo fino em alguns pontos, mas os principais problemas foram a chuva e o vento fortes. O caso que chamou mais a atenção foi a do muro que caiu sobre a casa em Vera Cruz. Felizmente, ninguém se feriu — relata o tenente-coronel André Ricardo Pereira Silvério, coordenador da Defesa Civil Regional de Lajeado.
No Vale do Taquari, duas cidades registraram estragos: Estrela e Lajeado, cada uma com cerca de 30 residências destelhadas. Em Estrela, todas as casas atingidas já receberam lona da Defesa Civil e dos Bombeiros, e grande parte da cidade ainda está sem energia elétrica.
Estragos na Serra
Os bombeiros de Caxias do Sul registraram pelo menos 15 destelhamentos e 10 quedas de árvores na madrugada desta quarta-feira. Só na Rua Luiz Covolan, no bairro Reolon, pelo menos duas árvores de grande porte tombaram.
Também houve registro de casas destelhadas em São Marcos e Bento Gonçalves. Já em Bom Jesus, pelo menos 50 moradias tiveram os telhados danificados na comunidade de Passo dos Varões.
Segundo o secretário Geral de Gestão Pública, Avelino Costa da Silva, a distribuição de lonas e cordas começou ainda no início da madrugada. A chuva de granizo foi registrada por volta das 1h.
De acordo com ele, não há uma estimativa de prejuízos na agricultura, mas há relatos de pomares danificados pelo granizo.
Abastecimento de energia
O forte vento e o granizo deixam pelo menos 195 mil clientes sem energia elétrica na manhã desta quarta-feira (31) no Rio Grande do Sul. São 100 mil clientes sem luz na área da RGE, 90 mil na região de concessão da RGE Sul e cerca de 5 mil na área da CEEE.
Os vales do Taquari e do Rio Pardo estão entre os mais atingidos. As companhias dizem que estão totalmente mobilizadas para resolver os problemas, mas não há horário previsto para normalização.
A Defesa Civil informou que trabalha nas cidades afetadas e distribui lonas para famílias que tiveram as residências destelhadas.