Normalmente, elas ficam nos vasos. Mas as flores também podem ir para os pratos da sua casa e, em meio à primavera, a variedade é grande. Apenas tenha cuidado: as produzidas para ornamentação recebem agrotóxicos e não devem ser consumidas na alimentação. Agora, se está curioso para experimentar, uma opção é comprar em feiras ecológicas, como a que ocorre todos os sábados pela manhã na Praça das Feiras, no bairro São Pelegrino, em Caxias do Sul.
Uma das feirantes é a agricultora Andréa Basso, que mora na Forqueta. Ela conta que existe muita procura por parte de chefs de cozinha que utilizam as flores para decorar pratos, mas explica que as elas também podem ser usadas no dia a dia.
— Existem muitos pratos que a gente coloca as flores, faz mix de folhas com flores. E ficam pratos lindos. Além do visual ser muito bonito, ainda são extremamente saudáveis e apetitosos. E algumas dessas flores, como também as Pancs (Plantas Alimentícias Não Convencionais), contêm nutrientes super importantes para nós. Um dos exemplos é a capuchinha. É uma das plantas que tem muito enxofre. Então, é importante, comer capuchinha.
A capuchinha é a recomendação dos feirantes para quem quer começar a comer flores. O gosto é picante, parecido com uma rúcula. Mas existem ainda outras opções, como amor perfeito, rosas, margaridas, calêndulas, begônias, girassol, brincos, hibiscos e gerânios.
Especialista em agricultura orgânica, Alexandre Luiz Rech mora em Caxias do Sul e produz flores comestíveis também em Nova Petrópolis. Ele explica que, embora ainda sejam mais procuradas em períodos de realização de eventos, as flores comestíveis têm vendas em expansão.
— Tem épocas do ano que o pessoal busca mais, até porque tem grandes eventos. Por exemplo, Homens na Cozinha, todo mundo busca flores porque eles fazem pratos decorados, com cores. Então, é bem procurado. Mas está crescendo. Em restaurantes, o pessoal está buscando até para enfeitar o buffet, os pratos.
Alexandre salienta que a produção depende da época do ano porque é totalmente orgânica. Então, como a primavera é a estação das flores, esse é o momento para experimentar.
Pontos de vendas de orgânicos em Caxias, onde é possível encontrar flores comestíveis:
Feira Ecológica de Caxias do Sul
Local: Praça das Feiras - entre a Avenida Rio Branco e a Rua Feijó Júnior, no bairro São Pelegrino
Quando: sábados, das 6h30 às 11h30
Feira na UCS
Local: Centro de Convivência da UCS, no bairro Petrópolis
Quando: quintas-feiras, das 12h às 19h