A CPI dos Exames Pré-Câncer na Câmara de Vereadores de Pelotas segue sem presidente. A reunião que definiria o novo comando da comissão, marcada para terça-feira (16), não foi realizada por falta de quórum. Um novo encontro estava marcado para a manhã desta quarta-feira (17), mas foi cancelado.
A comissão está sem presidente desde a saída do vereador Marcus Ferreira (PT), que anunciou a decisão em 18 de setembro. Em nota, o parlamentar e o partido citaram que um dos motivos da saída da comissão seria a escolha do vereador Eneias Clarindo (PSDB), que é do mesmo partido da prefeita Paula Mascarenhas (PSDB), como relator da CPI.
"O comportamento do atual relator demonstra a ação da base do governo em impedir que o relatório aponte as responsabilidades já sabidas pela população", diz a nota.
Na época, o vereador Eneias Clarindo negou qualquer interferência partidária no procedimento das investigações.
— Com muita honra fui escolhido relator e irei entregar meu relatório ao final da CPI. O documento será levado ao plenário para que todos os vereadores o votem, não há garantia de unanimidade ou de verdade absoluta.
Por enquanto, o vereador Salvador Ribeiro (MDB) foi escolhido para ser presidente interino da comissão até que se defina um novo comando. A indicação foi realizada pelo presidente da Câmara, Anderson Garcia (PTB). O critério utilizado foi a idade do emedebista. Mesmo com um interino, as atividades da comissão estão paralisadas até a definição do novo presidente.