O fim de semana teve estragos na zona sul do Estado, após o temporal da madrugada de domingo (23). Entre as principais avarias está o sistema de transmissão de energia da CEEE. Os fortes ventos acompanhados de chuva e descargas elétricas deixaram 65 mil clientes, em um primeiro momento, sem abastecimento de energia. A última parcial, divulgada na manhã desta segunda-feira (24), apontava para 17 mil clientes sem luz na região.
As cidades mais atingidas são Pelotas, Jaguarão, Capão do Leão e Canguçu. As equipes da CEEE atuam no conserto das estruturas desde domingo, mas ainda não há previsão para o restabelecimento do serviço.
A força do vento alcançou rajadas de 100 km/h. Em Pelotas, duas pessoas tiveram ferimentos leves após serem atingidas por pedaços de telhas que caíram de uma residência. A Defesa Civil distribuiu lonas para a cobertura temporária das casas. Algumas regiões da cidade ainda tiveram desabastecimento de água durante o domingo devido à falta de luz na Estação de Tratamento de Água (ETA) Moreira, que abastece o bairro Fragata, que é um dos maiores do município.
Em São Lourenço do Sul, uma família foi desalojada e houve queda de galpões e de árvores, além de casas destelhadas. No quilômetro 8 da ERS-706, que cruza as BR-116 e a BR-392 por Pedro Osório e Cerrito, a pista ficou interrompida por quase sete horas após a queda de uma árvore.
Aulas canceladas em Capão do Leão
As aulas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) no campus Capão do Leão foram suspensas nesta segunda-feira. As atividades administrativas e de pesquisa foram mantidas. O prédio ficou sem energia elétrica durante todo o domingo, o que levou à decisão da suspensão. A nota divulgada pela UFPel coloca que a situação deve ser normalizada até as 18h desta segunda-feira.