Em 26 horas, Porto Alegre registrou um acumulado de chuva equivalente a quase metade do total previsto para o mês de setembro. Conforme balanço da Defesa Civil da Capital, o acumulado de chuva chegou a 64,69 milímetros entre 4h de domingo (23), quando começou o temporal, e 6h desta segunda-feira (24).
O acumulado é referente a uma média de 12 bairros da cidade onde há medição. O total de chuva das últimas horas equivale a 46,3% da média histórica de chuva do mês de setembro, que é de 139,5 milímetros.
Ainda segundo o relatório da Defesa Civil, as rajadas de vento chegaram, em média, a 80 km/h na Capital. O Guaíba media 1,02 m às 8h30 desta segunda-feira, nível considerado normal, já que, historicamente, a média é de 0,96 m. A previsão, no entanto, é de que continue subindo.
Pelo menos 70 ocorrências foram ou estão sendo atendidas pela EPTC, Defesa Civil e outras equipes da prefeitura da Capital. A maior parte delas se refere a bloqueios de vias por alagamentos e quedas de árvores, ou semáforos fora de operação. Também houve casos de quedas de postes e destelhamentos. Não há registro de feridos em decorrência do temporal.