A titular da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde do Estado, Solange Sonda, recebeu nesta quarta-feira (12) um ofício comunicando a mudança na gestão do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest/Serra), com sede em Caxias do Sul. A prefeitura de Caxias quer que o Estado assuma integralmente a gestão do serviço, que hoje funciona no segundo andar do prédio onde fica o Postão 24 Horas. O serviço realiza ações voltadas à saúde do trabalhador em 49 municípios da região. Dentre as atividades realizadas estão, por exemplo, as estatísticas de acidentes de trabalho na região. A mudança será a partir de 1° de outubro, conforme o município.
Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde explica que, no último dia 6, protocolou ofício ao governador solicitando que o Estado faça a gestão integral do Cerest/Serra. Atualmente, sete servidores da prefeitura de Caxias atuam no Cerest. Na nota, a prefeitura afirma que, apenas com a despesa de folha de pagamento, destina cerca de R$ 80 mil por mês. O Estado repassa R$ 35 mil mensais. Ainda segundo a prefeitura, não há auxílio financeiro de outros municípios. Ainda conforme a nota, o convênio entre Estado e município foi assinado em 2007 e expirou em dezembro de 2010. Desde então, funciona sem contrato.
Os servidores serão reintegrados às funções dentro da prefeitura de Caxias, mas ainda não há definição dos locais para onde irão. A Coordenadora Regional de Saúde diz que, como recebeu o ofício nesta quarta-feira (12), ainda está sendo avaliado o que será feito.
Ampliação da farmácia
O espaço ocupado pelo Cerest passará a ser utilizado pela farmácia do Postão 24 Horas. Trata-se da ampliação da farmácia, obra que está dentro do projeto de reforma do Pronto-Atendimento, que está em fase de licitação. A sala ocupada atualmente pela farmácia fará parte da sala de observação do Postão.