A prefeitura de Caxias do Sul vai buscar um especialista em restauro para a recolocação de placas que foram furtadas de monumentos. Conforme a coordenadora da Divisão de Patrimônio Histórico e Cultural, Heloíse Salvador, o Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural (Compach) definiu que o município deve buscar o parecer de um especialista para definir o melhor material. Esse especialista também ficará responsável por indicar o material e confeccionar o novo Marco Zero de Caxias do Sul, que vai substituir o símbolo furtado da Praça Dante Alighieri no início de agosto, há quase um mês e meio.
Segundo Heloíse, integrantes do Conselho não concordaram, em reunião na última semana, que as placas de bronze sejam substituídas por placas de acrílico sem antes ter o parecer desse profissional. Da mesma forma, preferiram não optar por um dos dois materiais apresentados pela prefeitura para o Marco Zero - o granito ou o alumínio - sem antes ter o parecer do especialista em restauro.
A coordenadora da divisão relata que ainda não está definido como esse profissional será contratado ou se haverá licitação, considerando a necessidade de uma análise da questão legal envolvendo o trabalho do especialista, que poderá ter de ser buscado fora de Caxias do Sul.