Placas de bronze que estavam em duas praças de Caxias do Sul foram retiradas nesta quarta-feira (8). Elas serão substituídas por outras produzidas em acrílico, com o objetivo de inibir furtos que têm sido recorrentes em áreas públicas. A opção pelo novo material levou em consideração a durabilidade e o baixo valor de troca.
O trabalho começou pela Praça Dante Alighieri, no Centro, e pela Praça João Pessoa, no bairro São Pelegrino. Mas um levantamento também será feito em todo o município para indicar outros pontos que precisem da troca. O prazo para isso não está definido.
A Divisão de Proteção ao Patrimônio Histórico e Cultural (DIPPAHC) preservará as chapas. Conforme a coordenadora da DIPPAHC, Heloíse Salvador, elas serão expostas em local ainda indefinido. A recolocação das placas em acrílico depende da compra por parte do município. Os orçamentos ainda precisam ser realizados.
A substituição ocorre na semana em que foi notado o furto do Marco Zero do município. Porém, Heloíse explica que a ação estava prevista anteriormente, diante da percepção do aumento do vandalismo nos espaços públicos.
A reposição do Marco Zero não poderá ser feita em acrílico, explica a coordenadora do DIPPAHC. Um estudo será feito para definir o melhor material.