Mais de 2 mil alunos do centro do Estado estão sem aulas por conta das chuvas. Eles são das cidades de Formigueiro, São Gabriel e Cachoeira do Sul.
Em Formigueiro, são mais de 800 alunos sem aula desde esta segunda-feira (24). Conforme a Secretaria de Educação, as escolas municipais, que atendem cerca de 460 alunos, suspenderam as atividades. E as direções das duas escolas estaduais da cidade, que atendem outros 400 estudantes, optaram por também ficar sem aula, por que os alunos que moram na zona rural estão sem transporte.
A expectativa, conforme a prefeitura, é de que durante a tarde, caso cesse a chuva, sejam feitos possíveis reparos nas estradas, para retomar as atividades na quarta-feira (26).
Já em Cachoeira do Sul, a suspensão dos serviços de balsa no Jacuí, em paralelo à BR-153, deixa 450 alunos de cinco escolas do interior sem aulas. Os 80 professores que atuam nessas escolas não têm como chegar até as unidades para trabalhar. As aulas serão retomadas quando as balsas voltarem a operar, e para isso o Rio Jacuí precisa voltar ao nível normal.
No começo da manhã desta terça, a medição apontou para 20 metros de profundidade, dois metros acima do normal, e subida média de cinco centímetros por hora. Com a restrição, as alternativas para quem circula pela região aumentam o trajeto em pelo menos 30 quilômetros, se usar estradas de chão batido.
Em São Gabriel, são 600 alunos da rede municipal e 250 da rede estadual sem atividades. Eles são do interior do município, e o transporte foi suspenso para os estudantes por causa da condição das estradas. Na cidade, o temporal causou o destelhamento de um ginásio e deixou uma família fora de casa.