A escada de 730 degraus que dá acesso à cascata do Caracol, em Canela, está interditada há quase três anos, desde que a estrutura foi fechada após um temporal ocorrido em outubro de 2015. O projeto para uma nova escadaria foi contratado pela prefeitura de Canela e concluído em julho de 2017. Conforme o secretário de Turismo de Canela, Ângelo Sanches, o projeto aguarda, desde o início deste ano, por uma aprovação técnica da Secretaria de Obras do Estado, mas o processo ainda não foi concluído.
A prefeitura depende do aval do Estado para licitar a execução da obra prevista no projeto, que consiste em uma escadaria de 675 degraus, com inclinação diferente da atual. O Parque do Caracol é estadual, com contrato de cedência ao município.
A obra está orçada em R$ 2,2 milhões. Sanches garante que o recurso financeiro para a nova escadaria é suficiente para o custeio e virá do valor que é arrecadado com a bilheteria do parque. O secretário alerta, no entanto, que esse valor terá de ser reavaliado devido ao tempo que já passou desde que o cálculo foi feito.
Mesmo que o Estado libere a prefeitura para licitar a execução da nova escada, até os trabalhos começarem já será 2019. Quando apresentou o projeto, em 2017, a secretaria municipal de Turismo esperava reabrir a estrutura até o inverno deste ano. Além da escadaria, também foi feito um projeto para uma plataforma de salvamento deslocada por roldanas, que permitiria um resgate mais ágil na base da cascata. Essa estrutura foi orçada em R$ 1 milhão.
GaúchaZH entrou em contato com a assessoria de imprensa da Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Estado, responsável pelos trâmites relativos ao Parque do Caracol, no fim da manhã desta segunda-feira (29), e aguarda uma resposta.