Dois anos e meio depois de ser fechada para reforma, a escadaria do Parque Estadual do Caracol, que dá acesso à parte inferior da cascata, segue interditada para visitantes. Foi fechada em outubro de 2015, quando um temporal danificou a estrutura de 730 degraus. Enquanto isso, a ferrugem e a mata tomam conta do local.
Concluído em julho de 2017, o plano de restauração – elaborado pela Secretaria do Turismo de Canela – ainda não foi colocado em prática. A Secretaria estadual de Turismo solicitou a digitalização da planta do projeto e fez exigências de documentos técnicos para o município. Só após o estudo e análise do material, a Secretaria de Obras abrirá o processo de licitação.
A nova estrutura terá 675 degraus, menos que os atuais 730. O motivo é a mudança na inclinação dos degraus. O obra está orçada em mais de R$ 2 milhões. A estimativa é que o processo de licitação seja aberto nos próximos meses. O acesso não deve ser reaberto antes de 2019.
O projeto também prevê a construção de um sistema de salvamento, em que uma maca pode ser deslocada por roldanas com um socorrista para agilizar o atendimento.