Usuários da BR-386 terão nova liberação de tráfego nesta quinta-feira (27). O consórcio de empresas responsável pela obra de duplicação — Conpasul, Cotrel, Iccila e Momento — está concluindo o alargamento de pista no quilômetro 361 da rodovia, no limite entre os municípios de Bom Retiro do Sul e Estrela.
No local está sendo construída uma grande rotatória para permitir um melhor acesso a Bom Retiro do Sul. Em 13 de junho, as duas faixas da pista nova no sentido Interior - Capital foram liberadas para tráfego. Nesta quinta-feira, as duas faixas do sentido oposto estarão liberadas. Até a conclusão dos serviços, o trecho tem estreitamento de pista e os veículos passam em apenas uma faixa.
De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a duplicação da BR-386 está 99% pronta. Ainda será necessário finalizar a construção de uma alça de acesso a Vila Glória, em Bom Retiro do Sul. A previsão é que a obra seja concluída até sábado (29).
Faltarão ainda alguns acabamentos, como plantio de grama e conclusão de ruas laterais para a obra ser considerada finalizada. A expectativa é que toda a duplicação esteja pronta até outubro.
A duplicação de 34 quilômetros entre Fazenda Vilanova e Tabaí começou em novembro de 2010 e deveria ter sido finalizada no fim de 2013. Contratada originalmente por R$ 147,4 milhões, a obra ficou 41,72% mais cara nesse período, o equivalente a um custo adicional de R$ 61,5 milhões.
Alguns motivos fizeram com que a obra demorasse quase uma década. O cronograma foi atrasado, principalmente, por causa das dificuldades de reassentamento de uma comunidade indígena. Houve demora também na obtenção de licenças ambientais, além da falta de dinheiro.
Entre fevereiro e março de 2014 foram liberados os primeiros 23,4 quilômetros da duplicação. Em 20 de dezembro do ano passado, o Dnit liberou outros sete quilômetros de pista nova aos veículos. E a última liberação, de três quilômetros, foi realizada em junho de 2018.