Os problemas encontrados em 18 elevadores de ônibus de Caxias do Sul estão relacionados às más condições das ruas da cidade, segundo a Visate, concessionária que opera o serviço. Nesta quinta (2), a empresa encaminhou ofício à Secretaria de Trânsito respondendo à notificação que determina a verificação diária dos equipamentos.
No documento, a empresa descreve os procedimentos de manutenção periódica da frota e diz que "buracos, calçamentos irregulares, asfaltos com ondulações, estradas sem pavimentação e outros" tornam a frota suscetível a falhas. O ofício diz ainda que alguns componentes dos elevadores "são passíveis de falhas inesperadas" e, algumas vezes, elas ocorrem "entre os intervalos das manutenções preventivas".
A nota da Visate diz ainda que os 18 elevadores encontrados com defeito entre 16 e 19 de julho foram consertados no mesmo dia da verificação pelos fiscais da secretaria. A vistoria ocorreu após a pasta receber relatos dos defeitos, cerca de 15 dias após toda a frota passar por vistoria. A empresa também convidou integrantes da secretaria para conhecer os procedimentos de manutenção.
Conforme o Secretário de Trânsito, Cristiano de Abreu Soares, o documento da Visate relata as ações preventivas e corretivas na frota, mas não menciona as verificações diárias. Por isso, a pasta deve encaminhar outro documento reforçando a necessidade de se verificar o funcionamento dos elevadores.
— Eu entendo os motivos (más condições das vias). Concordo que isso pode contribuir para os problemas, mas o que queremos é que antes de sair da garagem o ônibus seja testado. É bom que façam manutenção preventiva, mas não adianta se quando o cadeirante estiver na parada o elevador não funcionar — destaca o secretário.
A população pode relatar problemas com a frota do transporte coletivo pelo Alô Caxias (telefone 156), informando o prefixo do veículo.