A prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas (PSDB) se reuniu com o provedor da Santa Casa, Lauro Melo, na quinta-feira (10) para discutir as dificuldades financeiras da instituição. Nesta semana, a administração anunciou o fechamento temporário de 19 leitos na maternidade e de 14 em outras alas do Sistema Único de Saúde (SUS).
Na terça-feira (07), em encontro com o Ministro da Saúde, Gilberto Occhi, representantes da Santa Casa discutiram a possibilidade de pleitear verbas junto ao fundo extraorçamentário da pasta. Com isso, no encontro realizado em Pelotas, ficou decidido que a prefeita irá encaminhar um oficio solicitando o repasse de pouco mais de R$ 5,5 milhões, valor que seria suficiente segundo a administração do hospital, para a quitação de dois meses de honorários médicos e de material hospitalar, além de 70% da folha de pagamento.
Na próximas semanas, o Conselho Deliberativo da Santa Casa irá se reunir com a prefeitura para encontrar formas de o município dar mais aporte ao hospital. O déficit da isntituição ultrapassa R$ 1 milhão. Além disso, os 1.030 funcionários estão com seus salários parcelados.