Pelo menos oito municípios da região sul do Estado suspenderam a remessa de amostras para exames de pré-câncer para o Serviço Especializado de Ginecologia (SEG), de Pelotas.
O SEG recebe mensalmente 1.560 pedidos de análises das prefeituras de Pelotas, Amaral Ferrador, Chuí, Cerrito, Herval, Morro Redondo, Piratini e Turuçu, e está envolvido em supostas irregularidades na emissão dos laudos. As suspeitas vieram a público na semana passada, o que levou a Polícia Federal e o Ministério Público Estadual a investigarem o caso.
Somente em Pelotas, são solicitados mil exames pelos 50 postos de saúde da cidade. Atualmente, existem 100 coletas já realizadas que deveria ir para o SEG, mas serão enviadas para um laboratório de Canguçu ou de Porto Alegre. No sul do Estado, apenas o SEG de Pelotas, e o Labsul, de Canguçu, são laboratórios de referência para a região. O Labsul presta serviços para Canguçu e também para São Lourenço do Sul.
A Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) irá realizar uma reunião nesta quinta-feira (19) para tratar do assunto. Os 23 prefeitos da região sul foram convocados para o encontro, marcado para às 11h, em Pelotas.
O SEG funcionou por algumas horas nesta quarta-feira (18). O laboratório está instalado em uma área de 140 metros quadrados no primeiro piso de um prédio de dois pavimentos, no cruzamento das ruas Padre Anchieta com Doutor Cassiano, no centro de Pelotas. Durante grande parte do dia, o laboratório ficou com portas e janelas fechadas. Ninguém atendeu ao telefone.
Segundo populares que trabalham nas redondezas, o laboratório teria de dois a três funcionários. À tarde, a médica Claudete Mariza Dias Correa, 75 anos, credenciada pelo SUS para o serviço, tinha uma encontro marcado com a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas (PSDB), mas desmarcou o compromisso sem justificativas.
Conforme a assessoria de comunicação da prefeitura, Claudete é responsável técnica pelos exames, assim como pela análise e emissão dos laudos. A reportagem telefonou para a advogada do SEG, Christiane Ualt Fonseca, mas ela não atendeu aos chamados.