A prefeita de Pelotas Paula Mascarenhas anunciou que vai assumir interinamente a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e determinou a abertura de uma sindicância para apurar as supostas denúncias referentes aos exames pré-câncer que seriam feitos por amostragem. A atual secretária de Saúde, Ana Costa ficará em férias por 15 dias, seguindo a determinação da chefe do Executivo municipal.
A prefeitura recebeu do laboratório responsável pelos exames os relatórios internos de qualidade solicitados após a suspeita de possíveis irregularidades. O município irá contratar emergencialmente outro laboratório para refazer os exames e comparar os resultados.
A Sociedade Brasileira de Patologia (SBP) emitiu uma nota sobre as supostas denuncias em Pelotas. Segundo o comunicado, o papanicolaou é um exame fundamental e deve ser analisado minuciosamente para garantir a efetividade capaz de detectar lesões pré-malignas no colo do útero.
Nesta terça-feira (17), Paula visitou a Unidade Básica de Saúde (UBS) Bom Jesus e conversou com os servidores que realizaram a denúncia das supostas irregularidades. A prefeita irá se reunir ainda com a representantes do laboratório e com o Ministério Público onde deve entregar à promotora Rosely de Azevedo Lopes as informações solicitadas para a apuração das denuncias.