A prefeitura de Caxias do Sul deve começar nesta semana as obras de recuperação de ruas, de calçadas e de meio-fios na cidade. O contrato com a empresa vencedora da licitação, a Nort Brasil Incorporadora, está em fase final para a assinatura. O total investido nas melhorias e consertos será de R$ 3 milhões.
Segundo a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, a prioridade das melhorias será das calçadas e paralelepípedos que foram retirados ou sofreram danos em obras de tubulações. Outra responsabilidade da prefeitura em relação às calçadas do município é quando ela for danificada por raízes de árvores, como é o caso da esquina da Rua Sinimbu com a Borges de Medeiros. Em casos de pedras soltas, desníveis e rachaduras causados pelo tempo, a responsabilidade é do proprietário do imóvel recuperar a via.
Um dos pontos críticos é na Avenida Independência com a Rua Pedro Tomasi, atrás da Igreja Cristo Redentor, onde uma obra de tubulação, iniciada no final do ano passado e concluída há mais de 60 dias, ainda não teve os paralelepípedos e a calçada repostos. Esta obra foi executada pelo município e pode entrar na lista dos pontos que serão contemplados na licitação.
Débora Girardi, propritária de uma loja na esquina da Rua 13 de Maio com Sinimbu, no Centro, relata os problemas sofridos com uma obra da prefeitura que há mais de dois meses está sem solução em frente ao seu estabelecimento. A situação tem gerado incômodo para quem passa no local e para os funcionários da loja, já que as pedras da calçada ficam empilhadas em frente à vitrine causando dificuldade na hora de abrir e fechar as grades de proteção, além de reclamações dos clientes.
— Afeta muito, primeiro porque dificulta a passagem dos pedrestres. Se a pessoa estiver de cadeira de rodas dificulta ainda mais a locomoção dela. Além de tudo, está bem em frente a nossa vitrine. Então, se um cliente quer ver algum produto ele não consegue —
A licitação para terceirizar o serviço de conserto e recomposição de calçadas havia sido lançada em fevereiro deste ano. Ao longo do processo, uma das candidatas entrou com recurso, o que estendeu o prazo dos trâmites. Eles foram finalizados apenas no último mês.
Algumas ruas em que a reportagem de GaúchaZh encontrou problemas nas calçadas e meio-fio:
- Avenida Independência com a Pedro Tomasi
- Rua Pinheiro Machado, entre Dr. Montaury e Visconde de Pelotas
- Rua Marquês do Herval, entre Bento Gonçalves e Pinheiro Machado
- Rua Visconde de Pelotas, entre Júlio de Castilhos e Pinheiro Machado
- Rua Visconde de Pelotas esquina com João José Cruz
- Rua Dr. Montaury, entre a Vinte de Setembro e a Ernesto Alves
- Rua Treze de Maio entre a Dom José Baréa e a Plácido de Castro
- Rua Treze de Maio na esquina com a Plácido de Castro
- Rua Treze de Maio esquina com a Sinimbu
- Rua General Jacinto Maria de Godoy entre Antônio Bolfe e João Alcino Stürmer
- Rua Borges de Medeiros esquina com a Sinimbu