O temporal que atingiu o Rio Grande do Sul no domingo (10) deixa 112 mil clientes sem luz, conforme anunciou a concessionária às 6h07 desta terça-feira (12). A falta de energia elétrica atinge principalmente municípios da Região Metropolitana e da Serra.
São 57 mil clientes sem luz na área da RGE, principalmente, nos municípios de Arvorezinha, Bento Gonçalves, Canela, Caxias do Sul, Farroupilha, Garibaldi, Gravataí, Nova Hartz e no Vale do Paranhana. Na área da RGE Sul, são 55 mil unidades, onde as regiões Metropolitana, Central e vales do Rio Pardo e Taquari são s mais atingidas.
Na manhã desta terça-feira (12), a concessionária informou que, devido à chuva e aos raios que atingiram o Estado durante a madrugada, não foi possível reduzir o número de pontos sem energia elétrica. Os novos temporais foram registrados com mais força nas regiões de Sarandi, Passo Fundo, Santo Ângelo e Palmeira das Missões.
Devido à grande quantidade de ligações para o número 0800 970 0900 da RGE, o sistema telefônico está sobrecarregado. A empresa informou que, apesar disso, o call center está operando normalmente, e sugere outras três opções para que os clientes entrem em contato. Uma delas é enviar um SMS com a palavra LUZ + Código de Cliente para 27350 (se nunca usou o serviço, o cliente deve enviar antes IN + Código de Cliente para o mesmo número para cadastro). Também é possível acessar o portal da RGE ou baixar o aplicativo da CPFL Energia, disponível para Andoid e IOS.
A concessionária informa que, tendo em vista os estragos sofridos pela rede elétrica em algumas cidades e regiões, não é possível dar uma previsão sobre quando todos estarão com energia.
"A RGE e a RGE Sul alertam para que ninguém toque em fios caídos ou quaisquer outros equipamentos elétricos. Não é possível saber se estão ou não energizados e o risco de acidente, inclusive fatal, é alto", alerta a companhia em nota.
Na área da CEEE, os casos de falta de energia são pontuais, segundo a empresa.