O governo do Rio Grande do Sul publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (28) a homologação da situação de emergência de nove cidades gaúchas atingidas por um temporal no dia 12 de junho deste ano. Os municípios que poderão ser beneficiados são: Água Santa, Ciríaco, Dois Irmãos das Missões, Pontão e Sarandi, no Norte; Giruá, Santa Bárbara do Sul e Porto Xavier, no Noroeste; e Araricá, no Vale do Sinos.
Até o momento, nenhuma das homologações foi reconhecida pelo governo federal, etapa que dá início ao repasse de recursos.
Em Água Santa e Ciríaco, o decreto confirma que houve nos municípios um tornado, afetando principalmente a área rural. Nas outras cidades, os fenômenos que constam são vendaval e queda de granizo.
Ainda no dia do temporal, foi confirmada que houve a morte de duas pessoas, em Sarandi e Ciríaco. Além disso, o forte vendo derrubou paredes de concreto e arremessou caminhões em estradas. De acordo com a Defesa Civil do Estado, foram 2.630 residências atingidas em 24 municípios, 10 pessoas desabrigadas e 22 desalojadas.