A prefeitura de Bento Gonçalves irá solicitar o desarquivamento do projeto de revisão do Plano Diretor do município na Câmara de Vereadores nesta quarta-feira (16). O projeto foi arquivado ao fim do ano passado por um pedido da prefeitura depois de muita polêmica e cerca de 80 emendas apresentadas pelos vereadores. Na ocasião, o Conselho Municipal de Planejamento (Complan) entregou ofício ao Executivo solicitando o adiamento da tramitação do projeto.
O texto, junto com as emendas, passou por uma nova análise do conselho neste ano que, depois, foi apresentada ao prefeito Guilherme Pasin (PP). A presidente do conselho, Melissa Bertoletti, explica que algumas das emendas foram consideradas. Um dos itens mais polêmicos, referente à altura dos prédios do corredor gastronômico do município no bairro São Bento, no entanto, foi mantido conforme o texto original do Executivo. Conforme o secretário de Administração e Governo de Bento Gonçalves, Ênio de Paris, a prefeitura seguiu o estudo feito pelo Complan.
A proposta do Executivo para o corredor gastronômico é de aumento do limite de dois andares para três no caso de empreendimentos turísticos. Os critérios para edificações no bairro São Bento estão no centro de uma investigação aberta nesta semana pelo Ministério Público sobre um suposto pagamento de propina por uma empresa a seis vereadores para apresentarem emenda que beneficiaria essa empresa.
Uma vez desarquivado, o projeto terá de passar novamente por apreciação dos vereadores, que precisam aprovar a matéria para que o novo plano entre em vigor.