O projeto que atualiza o Plano Diretor de Bento Gonçalves, e estava previsto na pauta de votações desta segunda-feira (18), foi arquivado pela Câmara dos Vereadores da cidade. O pedido de retirada da proposta partiu da prefeitura, após o Conselho Municipal de Planejamento (Complan) entregar, no início da tarde, ofício solicitando ao prefeito Guilherme Pasin o adiamento. Os vereadores aprovaram o arquivamento na sessão desta segunda.
Mais de 80 emendas foram protocoladas desde que o projeto começou a tramitar na Câmara no segundo semestre deste ano. Algumas modificações propostas foram retiradas, mas o Plano Diretor ficou com 50 emendas. Uma das questões mais polêmicas é a que pretendia tornar o Complan um órgão consultivo, em vez de deliberativo, e a ampliação do limite de altura dos prédios, principalmente no chamado corredor gastronômico do bairro São Bento.
Segundo a presidente do conselho e diretora-adjunta do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ipurb), Melissa Bertoletti, o órgão era a favor do adiamento para ter mais tempo de analisar as mudanças sugeridas pelos parlamentares.
_ Vamos "pegar" aquelas emendas que os vereadores fizeram para analisá-las tecnicamente e incluir as que forem boas no plano _ explica.
O órgão pode se reunir nesta semana para definir o cronograma, já que um novo projeto terá de ser enviado a Câmara no ano que vem. A intenção é retomar os trabalhos ainda em janeiro.