Maiara Perottoni é a nova rainha da Festa da Uva. Ela vai divulgar o evento ao lado das princesas Milena Remus Caregnato e Viviane Piamolini Gaelzer. A escolha das soberanas ocorreu na noite deste sábado (19), em Caxias do Sul.
Maiara tem 25 anos foi a primeira a colocar o seu nome na disputa pela coroa da Festa da Uva. A atual rainha da Festa do Vinho Novo de Forqueta representa a empresa Lorigraf e os Supermercados Andreazza. Maiara nasceu em Farroupilha, mas mora em Caxias do Sul há 14 anos. O cultivo de uva e de outras frutas não é novidade na rotina da estudante de Nutrição, que defende mais políticas públicas para que jovens, como ela e o namorado de 29 anos, possam seguir com uma vida mais próspera no campo.
O tataravô de Maiara, Arthur Perottoni, se instalou em Forqueta na década de 1920 e fundou a primeira cooperativa da América Latina, feito que orgulha a jovem. É filha do caminhoneiro e agricultor Ademir e da aposentada Gesmari, e tem duas irmãs: Thaís e Taianara. Ela diz que preza por programas em família, e não abre mão do projeto A Rainha Conta Histórias, ideia que incentiva crianças a frequentar a biblioteca do Ponto de Cultura Costurando Sonhos de Forqueta.
Princesas
Viviane tem 21 anos e mora em Galópolis. A representante da CDL, Sindigêneros e Sindilojas defende com propriedade as características do comércio caxiense e também do interior, já que não tem planos de deixar Galópolis, graças à qualidade de vida que diz ter por lá. Além de conhecer todos os vizinhos, a família dela tem história por lá. Seu avô, o então agricultor José Piamolini foi o primeiro inquilino de Hércules Galló, o responsável por transformar a pequena vila de operários em um sólido núcleo da indústria têxtil no início do século 20.
Já Milena representou a Perfil Imóveis e foi a última a se inscrever no concurso. Aos 24 anos, ela já participou do concurso de Glamour Girl, em 2011. É estudante do 8° semestre de Psicologia na Universidade de Caxias do Sul (UCS). A jovem é filha do empresário Gilmar e da assistente administrativa Sueli. A iniciativa de empreender do pai, inclusive, é uma inspiração para a jovem, que não descarta dar sequência ao negócio da família já que ela e irmã, Marina, 19, trabalham junto com o pai. Além do Desvio Rizzo, lugar que nasceu e cresceu, Milena tem apreço por outro canto da cidade: São Marcos da Linha Feijó. Foi lá, em 1877, que a família Caregnato se fixou e ajudou a construir a localidade, ajudando na instalação inclusive dos sinos da capela que ainda existe. A ideia de concorrer ao título, portanto, também homenageia a força dos antepassados.