1. Greve dos caminhoneiros
O governo do Estado anunciou que vai apostar em "corredores de segurança" para garantir a circulação de motoristas que desejam sair dos pontos de obstrução de rodovias da greve dos caminhoneiros.
2. Ônibus com horários reduzidos
Nesta quarta-feira, segundo a EPTC, 100% da frota de ônibus de Porto Alegre deve circular nos horários de pico. No restante do dia, entra em vigor a tabela de sábado, o que garante 80% da oferta de um dia normal.
3. Universidades do RS com aulas suspensas
A greve dos caminhoneiros motivou a suspensão das aulas em 25 universidades do Estado na terça-feira (29). Nesta quarta (30), 11 instituições de Ensino Superior cancelaram as atividades em sala de aula. Confira a situação das universidades públicas e particulares no RS.
4. Combustível no Salgado Filho
O aeroporto Salgado Filho, na Capital, recebeu mais cinco carretas com combustível para aviões. Com o reabastecimento, o terminal gaúcho tem condições de operar até a manhã de sexta-feira.
Ouça a edição do Top10 Gaúcha Hoje das 7h:
5. Inter
O Inter enfrenta o Vitória nesta quarta-feira (30) para ampliar a boa fase da equipe no Brasileirão. A novidade no time será o retorno de Uendel no lugar de Iago, suspenso. Rossi, Brenner e Nico López são as opções de Odair para a vaga de Damião, que levou o terceiro amarelo contra o Corinthians.
6. Grêmio
O Grêmio recebe o Fluminense, vice-líder, para entrar no G-4 do Brasileirão. O técnico Renato Portaluppi contará com um reforço de peso para a partida: Luan. Recuperado de dores musculares, o meia-atacante volta ao time titular para a partida desta quarta-feira, às 21h45min, na Arena.
7. Greve dos petroleiros
A ministra Maria de Assis Calsing, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), concedeu liminar para impedir o início da greve dos petroleiros, prevista para começar nesta quarta-feira. Calsing entendeu que a greve seria abusiva e "realizada para incomodar".
8. Salários do funcionalismo
O governo do Estado anunciou, nesta terça-feira, que pagará nesta quarta os salários de maio dos servidores do Executivo que ganham até R$ 3,5 mil líquidos. Com esses depósitos, 66% do funcionalismo estará com os vencimentos em dia.
9. Redução nos abigeatos
No mês de abril, quando foram inauguradas duas delegacias especializadas em crimes rurais no Rio Grande do Sul, o Estado apresentou redução de 34% nos crimes de abigeato (furto de animais) em comparação com o ano passado.
10. Previsão do tempo
Esta quarta-feira será marcada pelo retorno da chuva ao Rio Grande do Sul. A condição de tempo seco se mantém nas primeiras horas do dia, mas o avanço de uma frente fria espalha nuvens carregadas sobre a metade sul do Estado. Até a noite, a chuva alcança a Capital e a Região Metropolitana. Os acumulados esperados são baixos.