As reformas no Hospital Regional de Santa Maria serão custeadas pelo governo do Estado. A confirmação veio, na manhã desta segunda-feira (9), e foi dada pela Secretaria Estadual de Saúde a GaúchaZH por e-mail, sem informar maiores detalhes. A reviravolta veio depois que houve, inicialmente, uma divergência quanto à definição de quem ficaria responsável pelos serviços, orçados em cerca de R$ 50 mil.
Ainda na última sexta-feira (6), a Secretaria Estadual de Saúde afirmou que “as reformas no Hospital Regional de Santa Maria estão sendo organizadas para serem conduzidas pelo novo gestor – o Instituto de Cardiologia – e serão feitas de forma gradativa”. A nota finaliza revelando que não estava definido o orçamento das obras.
Também, na sexta e nesta segunda-feira, o Instituto de Cardiologia (IC) – que foi escolhido pelo Estado, no começo deste ano, para fazer a gestão do estabelecimento de saúde – afirmou a GaúchaZH que “as reformas do Hospital Regional de Santa Maria serão custeadas pela Secretaria Estadual de Saúde, com recursos do Tesouro do Estado”.
O prefeito Jorge Pozzobom chegou a afirmar à reportagem que as reformas seriam custeadas pelo IC.
As obras, que ainda não têm data para começar, preveem, entre outras demandas, o conserto de telhas, calhas e demais elementos da cobertura. Também será feita a recuperação e a pintura ou substituição de placas de gesso em forros e paredes. O hospital, porém, segue ainda sem data definida para começar a funcionar.