A Secretaria do Meio Ambiente de Caxias do Sul recebeu 595 denúncias de maus tratos de animais desde julho do ano passado, quando a prefeitura passou a disponibilizar um formulário online para fazer a denúncia. A orientação é que fotos e laudos sejam enviados também para o e-mail bemestaranimalcaxias@gmail.com, com o objetivo de facilitar o atendimento.
— As pessoas que faziam denúncias falsas até então eram muitas. Depois que a gente criou o link, isso reduziu. Com a foto, a gente consegue enxergar e as pessoas que fazem a denúncia falsa são encaminhadas para o Ministério Público. Então, diminuiu em 90% o número de denúncias falsas — diz Marcelly Paes Felippi, diretora do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria do Meio Ambiente.
Os casos de maus tratos envolvem, em geral, animais de estimação. Mas também há outras situações, como uma registrada em Santa Lúcia do Piaí, no mês de fevereiro. No local, foram encontrados 10 porcos em condições inadequadas de higiene, sem água e sem alimentação. Além disso, alguns eram cruzados com javalis, o que é proibido.
Quando cães e gatos são recolhidos em situações de maus tratos, eles são levados para o canil municipal e colocados para adoção. Quase mil estão disponíveis. Em média, 16 por mês ganham novos lares.