O Senado aprovou nesta terça-feira (27) a federalização da chamada Rota Caminhos da Neve, que liga as cidades turísticas das serras Gaúcha e Catarinense. O projeto começou a tramitar em setembro de 2014 na Câmara dos Deputados e agora segue para a sanção do presidente Michel Temer.
Ao todo, serão repassados à União 161 quilômetros de rodovia. O trecho compreende a RS-110, entre Bom Jesus e o Rio Pelotas, na divisa com Santa Catarina, e a SC-114, que liga o Rio Pelotas à cidade de Bom Retiro, passando por São Joaquim e Urubici. A estrada também interliga a BR-285, no Rio Grande do Sul e a BR-282, em Santa Catarina.
A mobilização para que o DNIT assumisse a administração começou devido à necessidade de investimentos, já que o trecho não é pavimentado. A necessidade mais urgente, no entanto, é a construção de uma ponte sobre o Rio Pelotas, já que a atual caiu quatro vezes desde 2009. A pavimentação dos 161 quilômetros permitiria ligar Gramado a Florianópolis passando por todos os principais destinos turísticos de inverno dos dois estados.
A secretária do Desenvolvimento, Indústria e Turismo de Bom Jesus, Sumaya Velho Turella, estima que a visitação no município pode triplicar caso o investimento seja realizado. Atualmente a cidade recebe entre 2,1 mil e 3,6 mil turistas por ano. A estrada também beneficiaria a produção de maçã e madeira, já que permitiria reduzir custos em armazenagem e industrialização.
Conforme Jaziel de Aguiar Pereira, que coordena a mobilização por investimentos na estrada, a intenção agora é cobrar do DNIT a inclusão no Plano Nacional de Viação. O passo é necessário para que a União dê início a estudos e projetos para a construção da rodovia. Depois disso, ainda será preciso captar recursos para a obra.