O feriadão de Páscoa terá de reforço na fiscalização nas estradas do Rio Grande do Sul. A partir da 0h da próxima quinta-feira (29) até a meia-noite de domingo (1°), a Operação Viagem Segura atuará na tentativa de reduzir o número de acidentes nas rodovias gaúchas.
Tradicionalmente, o período da Páscoa é marcado pelo movimento maior nas estradas que levam até o interior do Estado. No final da tarde de quinta-feira (29), três rodovias devem registrar aumento no tráfego:
— BR-116 em direção à Serra Gaúcha e à Região Sul
— BR-386 rumo ao Noroeste
— BR-290 no sentido à Região Central
Na BR-290, entre quinta e sábado, são esperados cerca de 150 mil veículos no deslocamento ao interior e ao Litoral Norte do Estado, segundo estimativa da Concepa.
Na quinta, a expectativa é de 40 mil veículos rumem ao Litoral Norte e 24 mil ao Interior. Na sexta-feira (30), a movimentação deve ser maior no período da manhã, quando são esperados 36 mil veículos em direção às praias e 21 mil ao interior.
A orientação das autoridades é de que os motoristas evitem os horários de maior movimento e peguem a estrada antes das 15h de quinta ou após o meio-dia da sexta. Para o retorno, a recomendação é viajar antes das 15h do domingo.
Um dos mais violentos
Segundo dados do Detran-RS, nos últimos 11 anos o Rio Grande do Sul registrou, em média, uma morte no trânsito a cada 3 horas e 28 minutos nos feriadões de Páscoa. O período é o quarto mais violento nas vias gaúchas, ficando atrás do Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia do Trabalho.
Na Páscoa do ano passado, 16 pessoas morreram em acidentes de trânsito em quatro dias de operação — uma queda de 36% em relação ao feriado de 2016, quando 25 pessoas perderam a vida no trânsito gaúcho. A média de mortes para o período por dia é de 6,9, de acordo com os dados da Operação Viagem Segura.