Após o fim da Operação Verão, parte do efetivo dos bombeiros voltará às guaritas de praias gaúchas para o feriadão de Páscoa. O Comando dos Bombeiros decidiu disponibilizar guarda-vidas para monitoramento de banhistas a partir das 9h de sexta-feira (30) até as 18h de domingo (1º).
O contingente será menor do que o que participou da Operação Verão, período em que 1,4 mil agentes fizeram o trabalho de prevenção e salvamento nas praias gaúchas. O número ainda está sendo definido, mas deve seguir a média dos últimos anos – em 2017, foram 80 agentes disponibilizados.
O foco da operação estará nas praias de maior movimento: Torres, Capão da Canoa, Imbé, Tramandaí e Cidreira, no Litoral Norte, e Praia do Cassino, na Zona Sul. Dependendo da quantidade de agentes disponíveis, a ação poderá ser estendida para outras praias.
A ideia é que haja agentes em guaritas nas zonas de maior movimento. Para complementar o trabalho de monitoramento, duplas de bombeiros vão se revezar em quadriciclos na areia, fiscalizando os banhistas através de patrulhas volantes. Historicamente, conforme o Corpo de Bombeiros, o feriadão de Páscoa não costuma ter alto número de mortes.
A Operação Verão do Corpo de Bombeiros encerrou em 4 de março deste ano com o melhor resultado dos últimos 10 anos: foram 625 salvamentos, queda de 59,8% em relação à temporada passada, e apenas uma morte na área de cobertura. No fim de semana seguinte, cinco pessoas morreram afogadas em Torres, em Xangri-lá e na Praia do Laranjal, em Pelotas.