Pouco mais de 17,7 mil eleitores de Caçapava do Sul, na Região Central, já fizeram o recadastramento biométrico. O número representa 72% dos cerca de 27.233 eleitores da cidade. O prazo para fazer atualização segue até a próxima quarta-feira (14).
O cartório de Caçapava do Sul funciona de segunda à sexta-feira, das 10h às 17h, sem fechar ao meio dia, no centro do município.
Para fazer a revisão, é preciso ir até o cartório levando um documento de identidade e comprovante de residência originais (não precisa ser no nome do eleitor). Idosos com 70 anos ou mais, por não terem o voto obrigatório, não são obrigados a fazerem o processo. Se não se recadastrarem, não poderão mais votar. Se decidirem votar novamente no futuro, poderão voltar a fazer o título.
O eleitor que não fizer o cadastramento biométrico terá o título cancelado. Com isso, ele fica primeiramente impedido de votar, mas ainda terá complicações em diversas outras áreas, como assumir ou permanecer em cargos públicos, receber bolsa família e aposentadoria, fazer ou renovar empréstimos bancários e se inscrever em concursos.