Pouco mais de cinco mil eleitores de Caçapava do Sul, na Região Central, fizeram o cadastramento biométrico, que é obrigatório para o município. Ao todo, o município tem 27 mil eleitores. O prazo de cadastramento segue até março de 2018.
Conforme o diretor do cartório, Fábio Macedo, para que não haja longas filas no final do prazo, o ideal seria irem cerca de 105 pessoas por dia fazerem o cadastramento. No mês de abril, a média foi de 63 atendimentos diários.
Fábio também alerta que, como o prazo se encerra no verão, o desconforto para quem deixar para os últimos dias será ainda maior, pois o clima não estará agradável para os eleitores esperarem na fila. Ele explica que, mesmo parecendo que ainda haja muito tempo, são cerca de 200 dias úteis, se forem descontados finais de semana e feriados.
O cartório de Caçapava do Sul funciona de segunda à sexta-feira, das 10h às 17h, sem fechar ao meio dia, no centro da cidade.
O eleitor de Caçapava do Sul que não fizer o cadastramento biométrico terá o título cancelado. Com isso, ele fica primeiramente impedido de votar, mas ainda terá complicações em diversas outras áreas, como assumir ou permanecer em cargos públicos, receber bolsa família e aposentadoria, fazer ou renovar empréstimos bancários e se inscrever em concursos.