Um incêndio atingiu o prédio anexo à Pousada dos Capuchinhos, em Vila Flores, na Serra, no início da manhã desta terça-feira (20). Os bombeiros de Veranópolis foram chamados por volta das 5h20min e controlaram as chamas.
No momento em que o fogo iniciou, apenas uma pessoa estava no último andar da estrutura de três andares. Foi ela quem ouviu o barulho por volta das 4h, e conseguiu sair do local e avisar sobre o incêndio. Outras pessoas costumavam ficar ali durante a safra da uva, mas já haviam deixado o local.
— O susto foi grande, acordar e olhar um prédio enorme em chamas é assustador — contou frei Cleonir Paulo Dalbosco, diretor da Pousada dos Capuchinhos e da Cantina Frei Fabiano.
O espaço que pegou fogo era um prédio da década de 1950, parte do antigo seminário dos freis Capuchinhos que ainda não havia sido reformada. De acordo com o frei Cleonir, estava no projeto de ampliação do complexo reformar também a área atingida pelo fogo. Eles pretendiam construir 29 novos apartamentos.
A parte do Centro de Eventos, que está sendo construída anexa ao antigo prédio, não foi atingida, assim como o restante do hotel e das piscinas. Nenhum hóspede precisou deixar os quartos.
A pousada é um tradicional ponto turístico da Serra. O complexo também conta com uma cantina. Dentre os vinhos produzidos estão os chamados vinhos licorosos, utilizados nas missas.
A cantina Frei Fabiano fica do subsolo do prédio que pegou fogo, mas o piso de concreto isolou as chamas e a produção não foi atingida.
O prédio incendiado tinha seguro. Segundo o frei responsável, o plano de ampliação da pousada deverá ser revisto por conta do incêndio, mas a intenção é dar continuidade à expansão. A pousada também aguarda autorização para ativar as piscinas termais. Por enquanto, eles operam com piscinas térmicas.