O Restaurante Popular de Santa Maria, fechado há quase dois anos, segue sem prazo de reabertura. Em dezembro do ano passado - após três licitações desertas - uma empresa foi contratada para realizar o serviço. A previsão inicial era de que o serviço fosse concluído em 60 dias, só que o prazo foi estendido por mais dois meses. Isso porque, conforme o secretário de Desenvolvimento Social, João Chaves, o orçamento da prefeitura já tinha sido fechado na data da contratação - no ano passado - e a ordem de serviço só foi assinada em janeiro deste ano.
Assim, os 60 dias começaram a ser contados a partir do fim de janeiro deste ano. E, além disso, a empresa Silvia A. Silvia de Oliveira - que apresentou o valor de R$ 14,7 mil para o conserto das panelas -, solicitou mais 30 dias para realização do serviço, totalizando 90. Dessa maneira, a estimativa de conclusão do trabalho é apenas para abril.
Outro entrave que impede a abertura do Restaurante Popular é o Plano de Prevenção e Combate a Incêndio (PPCI). A prefeitura ainda precisa abrir uma segunda licitação, que é referente à contratação de uma empresa, para a execução do PPCI. Mas, de acordo com o secretário, isso ainda não tem data certa para ocorrer.
Assim que reabrir as portas, o Restaurante Popular terá capacidade para servir mil refeições, de acordo com a prefeitura. Antes do fechamento, em março de 2016, o estabelecimento servia 400 refeições diárias a menos de R$ 2 cada uma.