54 dias depois do furto de cabos elétricos do Museu Casa de Pedra, em Caxias do Sul, o atrativo cultural e turístico voltará a abrir a partir da próxima terça-feira (20). Conforme a prefeitura de Caxias do Sul, a equipe de manutenção da Secretaria da Cultura concluiu o trabalho de restabelecimento da fiação elétrica na última sexta-feira.
Após o furto dos cabos, a Secretaria registrou um boletim de ocorrência e fez a compra do material com dispensa de licitação. Segundo o secretário de Cultura, Joelmir da Silva Neto, o processo de compra de materiais demorou mais que o normal porque, na virada do ano, a burocracia é maior devido à troca do exercício financeiro.
O material custou cerca de R$ 2 mil, entre novos cabos e terminais de ligação dos fios. Os cabos entre os postes e a Casa de Pedra são subterrâneos para manter o aspecto visual do museu, mantendo a aparência histórica da edificação. Conforme os secretário, o furto tem características de trabalho profissional, devido à maneira como os ladrões fizeram cortes no chão, em dois pontos diferentes.
A Casa de Pedra é um museu de ambiência, que reproduz uma habitação do início da imigração italiana, iniciada em 1875 na região. No interior da casa, estão em exposição objetos típicos da época, localizados nos diferentes cômodos, para ajudar a compreender alguns dos hábitos e condições de vida dos primeiros colonizadores italianos da região.
O museu passa por uma limpeza até a segunda-feira, véspera da reabertura. De terça a sexta, a visitação é das 9h às 17h. Aos sábados, a Casa de Pedra abre das 11h às 17h. No dia 25 de fevereiro, a casa abrirá dentro do rodízio de abertura de museus aos domingos em Caxias.