Morreu na noite de terça-feira (9) a oitava vítima do acidente na BR-471, em Santa Vitória do Palmar, no Sul do Estado, ocorrido no dia 1º de janeiro. Jonathan Ferreira da Silveira, 21 anos, ficou nove dias internado na Santa Casa de Rio Grande e não resistiu aos ferimentos.
De acordo com o hospital, ele teve morte cerebral e parada cardíaca. O jovem será velado em Santa Vitória do Palmar – os atos fúnebres estão sendo acertados.
Outras sete pessoas morreram na colisão. Um táxi que levava quatro cubanos saiu do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em direção ao Chuí, na fronteira com o Uruguai. O veículo bateu de frente com outro carro, onde estava Jonathan.
Família foi vítima de golpe
Durante a internação, a família de Jonathan foi vítima de um golpe: a mãe do jovem, Maria Ferreira, 52 anos, acreditou que um falso médico salvaria a vida do filho e depositou R$ 1,5 mil na conta do golpista.
O valor pago veio da campanha de arrecadação mobilizada por amigos de Jonathan em Santa Vitória do Palmar para ajudar no tratamento dele, já que os parentes não tinham condições de arcar com todos os custos. Caixinhas de doação foram espalhadas pela cidade, uma conta bancária foi divulgada nas redes sociais e uma vaquinha online também foi criada.
Quinto filho de uma família com seis irmãos, Jonathan morava sozinho e trabalhava em um supermercado do município do sul do Estado. No último dia de 2017, ele trabalhou e depois passou a virada do ano com os amigos da igreja que frequentava. No dia seguinte, fez parte de um comboio de seis carros, com os mesmos conhecidos, que tinha como destino a Praia da Capilha, em Rio Grande.
No meio do caminho, o Fiesta em que estava colidiu frontalmente com o táxi que transportava os cubanos. As três mulheres que estavam no mesmo carro que ele morreram na hora, além de três cubanos e do taxista.
Sobrevivente do acidente, o cubano Armando Sossa, de 24 anos, continua internado na UTI da Santa Casa de Rio Grande.