Por volta das 9h da manhã desta quinta-feira (21), ocorreu uma colisão entre um navio de carga e um rebocador na entrada do porto de Porto Alegre.
O acidente — que é raro, segundo a Superintendência do Porto de Rio Grande (SUPRG -Unidade Porto Alegre) —, foi registrado em imagens pelo contador Leonardo Gouveia, que trabalha em um prédio na Avenida Mauá, no Centro Histórico. Não houve feridos e os detalhes do acidentes estão sendo apurados.
— Vi uma fumaça preta, parece que o barco pequeno tentou acionar o motor e não conseguiu. E daí houve a colisão — contou Gouveia.
Ele disse que trabalha há 10 anos no local e nunca havia visto algo parecido.
Segundo a Superintendência do Porto de Rio Grande, o abalroamento teria ocorrido durante uma manobra de acesso ao porto. O navio cargueiro BBC Kibo, de bandeira de Antígua e Barbuda, se preparava para entrar no canal de acesso ao porto quando houve o acidente.
O diretor de Porto Interiores substituto, Régis Fernando Pereira Oppelt, informou que o navio e o rebocador não têm avarias aparentes, mas que o acidente será investigado pela Marinha. E é a Marinha que precisa dar a autorização para que o cargueiro siga viagem.
O navio está carregando transformadores e acessórios no porto da Capital e tem como destinos o porto de Santos e, depois, o porto de Zárate, na Argentina.
Oppelt confirmou que acidentes assim são muito raros.