O Facebook retira do ar, por dia,
1 milhão
de perfis que alavancam discursos de ódio ou distribuidores de spam, segundo o departamento de segurança da rede social. Nos Estados Unidos, o Facebook admitiu ter vendido
3 mil
anúncios para perfis falsos durante a campanha que elegeu Donald Trump presidente do país em 2016.
No Reino Unido, pesquisadores acreditam que
400
contas robôs foram utilizadas apenas no Twitter durante a campanha do Brexit, que definiu a saída do país da União Europeia, também no ano passado.
No Brasil, o Facebook tem em torno de
100 milhões
de usuários, dos quais
12 milhões
são considerados por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) engajados à esquerda ou à direita e, por isso, potenciais compartilhadores de notícias falsas. Mas os estudiosos alertam que não são somente eles que costumam espalhar falsidades.
Como identificar notícias falsas
- O título costuma conter adjetivos chamativos e apelativos;
- O texto pode conter erros de português;
- Não há uma fonte identificada no texto. Ou a fonte citada é desconhecida;
- A notícia pode esconder sua data de publicação;
- Verifique se a URL da mensagem é de um site confiável. É frequente haver o compartilhamento de notícias de portais que sequer existem (o que importa para quem quer espalhar a falsa informação, no caso, é que se leia apenas o título);
- Uma notícia falsa geralmente vem como fotomontagens ou vídeos manipulados.