Nos últimos dois anos, 2016 e 2017, Santa Maria não teve Carnaval de Rua. Para que o mesmo enredo não se repita em 2018, a prefeitura e a Associação Aliança pelo Samba buscam fazer com que a festa popular volte às ruas da cidade no próximo ano. Contudo, a Secretaria de Cultura tem mantido o mesmo posicionamento do começo deste ano: de que não irá colocar dinheiro público para a festa popular. A data para o Carnaval de Rua para 2018 já está, inclusive, definida: de 8 a 10 de março.
O presidente da associação, Leonardo Ribeiro, afirma que já esperava essa postura do Executivo. Ele lembra que, desde o começo deste ano, a associação busca recursos junto à iniciativa privada para assegurar a festividade em 2018. Conforme Leonardo Ribeiro seriam necessários R$ 638 mil para colocar a festa em pé. O dinheiro, segundo ele, contemplaria o repasse para as seis escolas de samba do município, além de custear gastos com estrutura – como a colocação de arquibancadas, sonorização e segurança.
Ainda de acordo com Leonardo Ribeiro há, no momento, uma rede de supermercados já sinalizou que fará um aporte de recurso para realizar a festa. Mesmo assim, Ribeiro afirma que será preciso, por exemplo, captar recurso via Lei Rouanet para se atingir, pelo menos, parte do recurso necessário. A prefeitura tem dado apoio à associação na elaboração do projeto.